terça-feira, 12 de junho de 2007

Dois Flamengos e o surgimento do tricolor Santa Cruz.

O alvinegro Flamengo de Recife.
Em 03 de fevereiro de 1914, é fundado o Santa Cruz Futebol Clube. A ata foi escrita e assinada na Rua da Mangueira, número 2. Todos concordaram em consagrar as cores branco e preto.
Em 20 de abril de 1914, é fundado o Sport Club Flamengo, uniforme com camisas pretas e calções brancos. Seriam estas as cores oficiais do Flamengo.

Esta coincidência de cores viria a se tornar um problema após a filiação de ambos os clubes a Liga Sportiva Pernambucana, pois, a Liga não permitia dois clubes com as mesmas cores, deveria haver apenas um clube alvinegro. Como nenhum dos dois clubes queria abrir mão da mudança de cores, foi realizado então um sorteio, onde ficou determinado que o clube que deveria deixar de ser alvinegro seria o Santa Cruz.

É adicionada mais uma cor ao Santa Cruz.
O livro História do Futebol Pernambucano - Livanildo Alvez - Editora Bagaço - Recife/PE, registra o depoimento do primeiro goleiro do time, Ilo Just sobre a adição de uma nova cor ao uniforme do Santa Cruz:
“Quando houve a criação da liga, surgiu o problema, do Flamengo que, tinha as mesmas cores nossas: preto e branco”. Os dois não podiam ficar e o Flamengo terminou permanecendo como alvinegro. “Ainda estávamos em dúvida com respeito às cores, quando passou por aqui o Flamengo do Rio, que ia excursionar em Belém do Pará. Sua camisa era vermelha preta e branca. Resolvemos nosso problema, acrescentando o vermelho às nossas cores”.
Este mesmo relato do Ilo Just, foi publicado também no fascículo 2 - Conheça o Santa Cruz 55 anos de glórias.

De fato, a passagem do clube carioca pelo Recife, naquela época aconteceu, o Diário de Pernambuco em 19 de dezembro de 1915, registrou assim tal fato:
Viaja no paquete Rio de Janeiro com destino ao Pará, onde vai a convite da liga paraense jogar diversos matches de foot-ball, por ocasião das festas do tricentenário de Belém, o poderoso team do Flamengo do Rio.

O uniforme Cobra Coral do Flamengo do Rio.
"O Flamengo foi vice-campeão em 1912 e 1913 usando a Camisa rubro-negra Papagaio de Vintém. Estes vice-campeonatos criaram uma implicância com a camisa, diziam que ela dava azar. Em 1914, o Flamengo começou a usar uma camisa parecida com a do remo, mas não foi bem vista pelos remadores que achavam que o novo esporte (futebol), não era coisa de homem. Então, foram colocadas listras brancas entre as vermelhas e pretas. A nova camisa foi chamada de 'cobra coral'".

A camisa Cobra Coral ganhou este apelido por lembrar o animal de peçonha, a cobra coral. Mas, além de parecer com o animal havia outra semelhança. As cores eram iguais as da Alemanha que na época (final do ano de 1913) já era inimiga pública mundial. Sendo assim esta camisa também não durou muito tempo e em 28/05/1916 na derrota para o Bangu por 3x2 foi utilizada pela ultima vez.

Na foto do topo da matéria, a camisa retrô Cobra Coral do Flamengo relançada pela Nike em 2006.
Agradecimento especial ao amigo e tricolor Julio Vila Nova.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é por nada não, mas essa camisa do Flamengo é senascional. hehe

Rubens Sousa disse...

Podes crer Marcos, também é uma camisa tricolor tu queria o que?
:)

Anônimo disse...

Realmente, desse fato não sabia, mesmo! Nossa camisa está relacionada a dois flamengos! Quem diria... Muito boa a estória!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog. Essa história das cores e dos uniformes é novidade para mim.

O uniforme nº 1 do Santa Cruz tem que ser o "cobra coral com listas horizontais". O branco é bonito, mas é imitação do São Paulo, ou estou errado??

O São Paulo F. C. foi fundado na década de 30, mais de 15 anos após o Santa. Nessa época o Santa já usava o uniforme branco????

Rodrigo